Reabilitação Profissional – INSS

Reabilitação Profissional

Depois de concluído o processo de reabilitação profissional, o INSS emite certificado indicando a atividade para a qual o trabalhador foi capacitado profissionalmente.

O INSS poderá fornecer ao segurado os recursos materiais necessários, incluindo próteses, órteses, taxa de inscrição e mensalidades de cursos profissionalizantes, implementos profissionais (materiais indispensáveis ao desenvolvimento da formação/treinamento profissional) instrumentos de trabalho (materiais imprescindíveis ao exercício de atividade laborativa), transporte e alimentação.

O que é reabilitação profissional?

A reabilitação profissional é um serviço da Previdência Social, prestado pelo INSS, que tem por objetivo proporcionar os meios de reeducação ou readaptação profissional para o retorno ao mercado de trabalho dos segurados e seguradas incapacitados por doença ou acidente.

O segurado encaminhado ao programa de Reabilitação Profissional, após avaliação médico-pericial, está obrigado, independentemente de sua idade e sob suspensão do benefício, a submeter-se ao programa prescrito e custeado pela Previdência Social.

Quem tem direito?

 Todo o segurado e segurada da Previdência Social têm direito ao serviço de reabilitação profissional. Tem prioridade no atendimento o segurado:

  •  Que recebe auxilio doença (previdenciário ou acidentário);
  • Em gozo de aposentadoria especial, por tempo de contribuição ou idade, que em atividade laborativa (trabalho), tenha reduzida sua capacidade funcional em decorrência de doença ou acidente;
  • Aposentado por invalidez.

Carência

 Não é exigido tempo mínimo de contribuição para que o segurado tenha direito ao serviço.

Maiores informações ligar para o número 135.

 

Fonte: Site MPAS

One Response to Reabilitação Profissional – INSS

  1. cristiane severiano da silva disse:

    Bom meu sogro esta com 63 anos ja tem comtribuido poco mais de 20 anos e nao comseguiu se Aposenta ainda por nao ter alcançado a idade; Porem trabalhava de ajudante de predeiro para ter seu dinheiro para suas nessecidades,agora caiu e se machucou quebrando o femo nao podendo trabalhar e ter seu dinheirinho ,ja fomos a uma pericia para que o medico libera -se aposentadoria dele por mais de 20 anos de comtribuinte mas nem uma resposta nos foi comsedida e que ele nao tem direito o que posso fazer pra aposentar meu sogro????

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: