Livro sobre Fator Acidentário de Prevenção será lançado nesta quarta (11)

 Explicitar de forma clara os principais objetivos, mudanças e implicações da nova metodologia do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) para as empresas e os trabalhadores, além do impacto social para o país. Essa é a proposta do livro “Novo Seguro de Acidente – Novo FAP”, que será lançado nesta quarta-feira (11), no 9º andar do Ministério da Previdência Social.

O fator – criado em 2003 e aperfeiçoado para ser implementado em janeiro de 2010 – é um multiplicador que será aplicado às alíquotas incidentes sobre a folha de salários de 952.561 empresas, para financiar os benefícios concedidos aos trabalhadores decorrentes do Seguro Acidente do Trabalho (SAT).

A nova metodologia tem como principal objetivo incentivar a melhoria das condições de trabalho e da saúde do trabalhador, estimulando individualmente cada empresa a adotar políticas efetivas de saúde e segurança no trabalho, para reduzir a acidentalidade.

Organizada pelo diretor do Departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do Ministério da Previdência Social, Remigio Todeschini, e pelo professor e pesquisador da Universidade de Brasília Wanderley Codo, a obra faz uma retrospectiva sobre a legislação e os parâmetros de cobrança do Seguro Acidente, desde o início do século XX.

Também compara a tarifação coletiva – por setor econômico e por empresa – brasileira do SAT com a de outros países, como França, Itália, Espanha, Canadá, Argentina e Chile. Mostra ainda os impactos da nova política de cultura da prevenção acidentária em cada um dos grandes setores da economia nacional, como indústria, comércio, construção, transporte, saúde e serviços.

Os organizadores do livro participaram de todo o processo de definição da nova metodologia do FAP, desde 2007.

Lançamento do livro
Data: 11/11
Hora: 17h30
Local: Ministério da Previdência Social – 9º andar

Fonte: Site MPAS

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: